Just another WordPress.com site

ROLDÃO ARRUDA – O Estado de S.Paulo

 Na avaliação do cientista político Ricardo Antunes, a crise enfrentada atualmente pelo PT é mais ampla e mais profunda que a de 2005, ano em que o escândalo do mensalão atingiu o seu auge. Enquanto naquele ano o PT se viu às voltas com problemas que afetavam sobretudo a cúpula partidária, agora se vê às voltas com a erosão de seu projeto político de governo.

Pesquisas indicam que a crise levou o PT a perder apoio em seu reduto mais sólido, a periferia de São Paulo. Como vê isso?

O PT deixou de ser um partido distinto. Hoje é visto pela grande massa de eleitores, das classes médias ao setores de periferia, como um partido tradicional. É quase um PMDB dos anos 80, um partido que se dilui numa frente, se decompõe e desmorona, à medida que, para ficar no poder, faz concessões de toda ordem.

Como isso afeta a periferia?

Afeta porque é a periferia que mais sofre com a destruição dos serviços públicos no País, é ela que percebe melhor como isso ocorre e como o PT tem sido conivente. Todas essas manifestações de rua, desde o início de junho, não eram diretamente contra a presidente Dilma Rousseff, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad, mas também eram contra a Dilma, o Alckmin e o Haddad. O que se viu foi um não generalizado, o fim daquele período letárgico em que caminhávamos para ser a quinta potência do mundo, o país onde tudo dava certo, no qual se criou o grotesco mito da nova classe média, como se fosse possível criar uma classe de um dia para o outro. Tudo isso começou a ruir e ataca mais duramente o PT onde ele tinha mais força: na periferia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: