Just another WordPress.com site

Uol

Um experimento realizado por pesquisadores da Universidade de Darmstadt, na Alemanha, conseguiu o que membros da comunidade científica vêm definindo como um marco na física: paralisar por um minuto inteiro a luz, notória por viajar à velocidade de 300 milhões de metros por segundo. Isso significa que foi possível parar o fenômeno mais rápido do Universo.

A proeza inédita é destaque desta semana no conceito periódico especializado em física, o Phisycal Review Letters. Segundo sua divulgação, o feito poderia “garantir que comunicações quânticas ocorressem em longas distâncias”.

Redes de comunicação quântica podem transmitir dados em altíssima velocidade, de forma ultrassegura e com largura de banda muito superior à que é usada hoje no mundo, o que revolucionaria a forma como a sociedade se comunica.

A conquista dos pesquisadores ocorre pouco tempo após outra pesquisa, realizada no início do ano, ter conseguido paralisar a luz por 16 segundos. A primeira tentativa bem-sucedida de “parar” a velocidade da luz havia ocorrido em 2001, por apenas uma fração de segundo.

“Um minuto é extremamente longo e isso é um marco”, definiu Thomas Krauss, da Universidade inglesa de St Andrews.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: