Just another WordPress.com site

Olhar Digital

Uma recifense de 28 anos, que não quis se identificar, diz ter sido multada em R$ 3 mil por fazer download ilegal do filme “A Árvore da Vida”, estrelado por Brad Pitt. É claro que a repressão não aconteceu no Brasil.

Ela mora em Berlim, na Alemanha, onde as regras sobre violação de direitos autorais são rígidas. De acordo com a Folha de S.Paulo, menos de um mês após assistir ao filme, a brasileira recebeu uma carta segundo a qual seria processada por “transação ilegal de dados” se não pagasse multa de 400 euros por danos e 600 euros para despesas com advogados.

O documento foi enviado pelo escritório de advocacia que representa a Fox Searchlight Pictures, detentora dos direitos de distribuição do longa. Segundo o advogado contratado por ela para a defesa, a maioria dos casos do gênero não resulta em penalidades porque a empresa não tem interesse em lucrar com pirataria, ainda mais quando se trata de apenas um título. No entanto, não há garantia de que a multa será descartada.

A carta endereçada à recifense relata o nome do filme, o dia em que foi baixado e o número do IP do computador usado para o download. “Já ouvi de gente daqui que há multas de mais de 8 mil euros (cerca de R$ 24 mil), para quem baixa diversos filmes ou games”, disse ela à FSP.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: