Just another WordPress.com site

TSE

Procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel. em sessão do TSE em 13/08/2013.

Ao final da sessão plenária desta terça-feira (13), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, se despediu do procurador-geral eleitoral Roberto Gurgel, em nome dos demais ministros da Casa, que participou pela última vez da sessão plenária por deixar o cargo na próxima quinta-feira (15), quando termina seu mandato.

Em nome do Tribunal, a ministra disse que, durante este período,  o procurador-geral Eleitoral “honrou o cargo de procurador e o Ministério Público Eleitoral (MPE), com toda a carga que isso representa de esforço, de trabalho, mas principalmente de uma conduta ética, especialmente importante nesta quadra que atravessamos”.

Representando os advogados, o ex-ministro Eduardo Alckmin disse ver com muita tristeza o afastamento de Roberto Gurgel do TSE. “Sua contribuição é uma das mais extraordinárias que o Ministério Público pode dar ao TSE. A sua forma de ser, sempre educado, sempre gentil, mas sem prejuízo de habilidade, me faz secundar as palavras da presidente”, afirmou.

Ao agradecer, o procurador-geral Eleitoral, afirmou que em 2003, quando foi designado para função de vice-procurador, ouviu do ex-ministro Sepúlveda Pertence que o TSE era marcado pela cordialidade. “Foram anos ricos em todos os aspectos. Quando me despedi em 2005 da função de vice-procurador disse que a experiência no TSE ficava entre as mais edificantes”.

Sustentou que, após quatro anos no cargo, “mantenho a opinião de que a atuação no TSE é das mais fascinantes da minha carreira no Ministério Público. Ao finalizar, agradeceu à ministra Cármen Lúcia e a Eduardo Alckmin, as “exageradamente generosas palavras, que demonstram que aqui é um local de muita amizade e cordialidade”.

A subprocuradora-geral da República Helenita Acioli foi eleita nesta terça-feira (13) para o cargo de vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público. Com a escolha, ela assumirá interinamente a partir da próxima quinta (15) o cargo de procuradora-geral da República.

Na quinta (15), termina o mandato de Roberto Gurgel como procurador-geral da República. O nome do novo procurador ainda não foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff. Na ausência do procurador-geral, ele é substituído pela vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público, Helenita Acioli. Roberto Monteiro Gurgel exerce o cargo desde 22 de julho de 2009.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: