Just another WordPress.com site

Folha São Paulo

 

Em resposta à pressão do Palácio do Planalto, o PSB planeja anunciar na quarta-feira (18) que entregará seus cargos no governo federal. A decisão será oficializada em reunião da executiva do partido, convocada em caráter emergencial.

Segundo a Folha apurou, ainda não há consenso sobre o apoio da legenda à presidente Dilma Rousseff, mas há uma tendência majoritária no comando partidário a manter a aliança nacional com o PT pelo menos até março de 2014, quando decidirá se o governador Eduardo Campos (PE) será, de fato, candidato ao Palácio do Planalto.

Presidente do PSB, Campos está operando para que não haja rompimento agora, apenas a devolução de cargos. O partido tem os ministérios da Integração Nacional e a secretaria de Portos, além de vagas em estatais. A interlocutores, o pernambucano disse que está trabalhando para manter a aliança em solidariedade ao ex-presidente Lula, de quem é amigo.

A entrega dos cargos não estava no horizonte do partido até o último sábado, mas teve de entrar na agenda por pressão de parte de seus membros após ameaças veladas na imprensa de que Dilma tiraria os cargos de Campos.

Uma carta assinada pelos dirigentes da executiva formalizará a decisão. Integrantes do partido afirmaram que o partido não carregará a pecha de fisiológico. Daí a opção de entregar os cargos e, se prevalecer o entendimento geral, entregar os cargos já amanhã.

Ainda não se sabe se o desembarque atingirá os dois ministérios, já que a secretaria de Portos é ocupada por um afilhado do governador Cid Gomes (PSB-CE), aliado de Dilma dentro da legenda. Na Integração Nacional, o ministro Fernando Bezerra foi indicado por Eduardo Campos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: