Just another WordPress.com site

Jornal do Brasil

Mais um capítulo sobre os casos de espionagem envolvendo a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos. O órgão norte-americano teria interceptado ascomunicações do papa Francisco entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013, quando ele ainda era cardeal, de acordo com a revista italiana Panorama.

Mas existem temores de que as conversas tenham sido monitoradas até o início do conclave que o escolheu como o novo pontífice.

A NSA teria grampeado telefonemas da Domus Internationalis Paolo VI, em Roma, onde Jorge Mario Bergoglio residia com outros religiosos. De fato, segundo o Wikileaks, ele estava sob a vigilância da inteligência norte-americana desde 2005. A revista ainda afirma que as ligações foram classificadas em quatro categorias: Intenções de liderança, ameaças ao sistema financeiro, política externa edireitos humanos.

Também há a suspeita de que as conversas sobre a escolha do novo presidente do Banco do Vaticano, o alemão Ernst Von Freyberg, tenham sido monitoradas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: