Just another WordPress.com site

Folha SP

O ex-governador paulista José Serra fez ontem duras críticas ao PSDB e afirmou que seu partido tem necessidade de “ser aceito pelo PT”.

O tucano usou o termo “bovarismo”, em referência ao romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, para descrever o que classificou como um dos principais problemas da legenda da qual é fundador.

“Me desculpem as mulheres, porque é mais complexo que isso, mas a madame Bovary queria ser aceita pelo outro. Ela vai à loucura, quebra a família, trai o marido com Deus e o mundo para ser aceita. E o PSDB tem um pouco de bovarismo, de precisar ser aceito pelo PT”, disse Serra durante palestra para cerca de 60 pessoas em São Paulo.

O ex-governador dividiu suas críticas ao partido em quatro frentes: bovarismo, mercadismo, regionalismo e colunismo e disse que o PSDB não conseguiu estabelecer uma estratégia de embate efetivo ao governo federal. Para ele, é necessário “adotar um discurso de mudança”.

Serra fez críticas veladas ao senador Aécio Neves (MG), nome favorito no PSDB para disputar a Presidência em 2014. Segundo o ex-governador, quando o PT fez o leilão de Libra, o argumento usado pelos tucanos não foi correto.

“O PT faz um leilão mal feito como o do campo de Libra. E o que faz o PSDB? Sai dizendo: ‘Olha aí, eles [petistas] sempre foram contra a privatização e agora estão fazendo a privatização’. Isso dá voto? Nenhum”, disse Serra.

O paulista disse que, no PSDB, “se confunde o fato de que a economia deve ser aberta com a ideia de que o mercado vai resolver tudo”: “É um desvio do mercadismo”.

Serra afirmou ainda ser um erro fazer uso do “regionalismo” para pautar decisões pré-eleitorais. “A questão regionalista acaba pesando e se supõe que um partido como o PSDB possa transcender essas questões para que esses instrumentos não sejam usados nas lutas internas”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: