Just another WordPress.com site

Olhar Digital

O brasileiro David Miranda deu um passo mais largo quanto ao seu envolvimento com o caso de Edward Snowden. Namorado do jornalista britânico que deu voz a Snowden, Miranda publicou uma petição pedindo que o governo brasileiro conceda asilo político ao ex-colaborador da NSA (Agência Nacional de Segurança, na sigla em inglês).

Nomeada “Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!“, a petição pretende recolher 5 mil assinaturas, das quais já conseguiu 3,1 mil. “O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global”, sugere o documento.

Snowden já fez um pedido coletivo de asilo logo no começo da polêmica em torno da espionagem norte-americana. O chamado envolvia 50 países, inclusive o Brasil, que não respondeu. De acordo com o Estadão, nenhum pedido formal foi feito ao país, nem pelo Ministério das Relações Exteriores, nem pela Embaixada do Brasil na Rússia – onde o ex-agente está asilado temporariamente.

Mais cedo a Folha de S.Paulo afirmou que a carta de Snowden serviria como gancho para a campanha encabeçada por David Miranda, mas o brasileiro disse apenas que Snowden enviou o texto à senadora Vanessa Grazziotin e à CPI que investiga a espionagem, sem citar o asilo, enquanto Gleen Greenwald, o jornalista que deu vazão às denúncias do ex-agente, negou que a campanha de seu namorado tenha alguma relação com a carta.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: