Just another WordPress.com site

Guarda Sol – Cotidiano

Foto: Hugo Fernando Fagotti Pereira/Divulgação Patadacobra

Mergulhadores de Bombinhas flagraram um tubarão-baleia nadando calmamente nas águas da Praia da Sepultura, nesta segunda-feira.

O gigante foi avistado pela manhã, próximo à costa. Renieri Balestro, diretor de cursos da escola de mergulho Patadacobra, estava com alunos quando o tubarão apareceu na superfície.

_ Tão próximo que chegou a encostar na borda do nosso barco. Foi uma festa só _ diz.

Balestro conta que em mais de 20 anos mergulhando na região, esta foi a primeira vez que ele observou o animal tão de perto e em local tão raso _ segundo ele, no local onde o tubarão foi visto a profundidade não passava de três metros.

De fato, a espécie vive em alto-mar e raramente é avistada em locais com menos de 100 metros de profundidade. Para que tenha sido visto na Sepultura, perto da praia, é possível que o tubarão estivesse em busca de alimento. Esses animais podem ter este tipo de comportamento em locais onde não estão seus predadores naturais, como orcas e tubarões-brancos.

Em junho, um tubarão-baleia encalhou e morreu na Praia de Perequê, em Porto Belo. Em um esforço que ocupou os pesquisadores e custou mais de R$ 60 mil à Univali, o animal foi estabilizado e está sendo mantido em formol. Poderá ser visto no Museu Oceanográfico da universidade, em Balneário Piçarras, que abre para o público no ano que vem.

O tubarão-baleia alimenta-se de plâncton e não é agressivo. Na idade adulta, pode chegar a 15 metros de comprimento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: