Just another WordPress.com site

Número do protocolo: BR-00064/2014  Data de registro: 31/03/2014  Data de divulgação: 05/04/2014 Empresa contratada: DATAFOLHA INSTITUTO DE PESQUISAS LTDA. Eleição: Eleições Gerais 2014 

A última pesquisa do Instituto Datafolha devidamente registrada no TSE conforme legislação atual demonstra claramente  uma proteção aos candidatos “figurinhas carimbadas”.

No site so Tribunal Superior Eleitoral é possível ter acesso a metodologia. Uma imposição legal por conta também da legislação.

Acessando-se a página do TSE em Eleições 2014 no link http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=21146, pode-se ver que tal proteção existe.

Os  quatro primeiros discos de cinco que são apresentados aos eleitores pesquisados tem apenas os nomes dos “figurinhas”, Dilma, Aécio, Eduardo Campos, Marina Silva e Lula.

Apenas no cartão cinco os nomes dos demais candidatos que deveriam ter o mesmo tratamento partindo do principio da igualdade é que aparecem.

Vê-se neste cartão cinco todos os nomes juntos. Uma sua aparência, digamos embaçada difícil de se situar. Precisa-se ser atento para escolher.

O entrevistado está sempre com pressa. Costuma falar andando e não para. Para livrar-se responde rapidamente e segue seu caiminho.

Quando aparece o disco com apenas os três nomes o pesquisado escolhe um e pronto.

Assim todos os demais discos deveriam ser desprezados e usar-se apenas o que contém todos os nomes.

Com a resposta do pesquisado neste cartão cinco o pesquisador deveria então apresentar outro cartão com nome escolhido e mais dois outros nomes.

De toda forma o resultado desta pesquisa (falha ao meu ver) mostra a presidente Dilma em queda por conta dos sucessivos escândalos.

A maior surpresa ficou por conta de Levy Fidelix do PRTB que aparece pontuando com um ponto com uma margem de erro de dois pontos, o que pode indicar ter até três pontos.

Neste caso para menos não existe pois que foi apontado por pesquisados.

Pare e analise caro leitor que 1% do eleitorado brasileiro que hoje está em torno de 140 milhões é muito voto. Algo de um milhão e quatrocentos mil votos podendo chegar a quatro milhões de votos.

Sim senhor o homem do Aerotrem com o seu discurso de centro direita promete incomodar.

Acerta aí senhores dos institutos de pesquisa os discos de forma igualitária a todos.

levy fidelix

 

Leave a comment