Just another WordPress.com site

Olhar Digital

O Facebook anunciou algumas novidades importantes no algoritmo que determina o que aparece no feed de notícias dos usuários. A rede social passará a punir páginas que usarem “iscas de curtidas” com redução de alcance, entre outras novas restrições.

Faz tempo que os posts de “curte/compartilha” são sucesso no Facebook e isso não é exclusividade do Brasil. Agora a empresa tenta começar a caçar páginas que abusam deste tipo de post, que acabam chegando a muitos usuários apostando neste tipo de publicação desonesta.

Ao pedir para o usuário curtir, comentar ou compartilhar, o post acaba tendo um engajamento forçado, mas com números altíssimos. Assim, estes posts acabam ganhando muito destaque no feed, roubando lugar de um conteúdo realmente relevante postado por amigos ou páginas. Segundo o Facebook, este tipo de post é 15% menos relevante do que outras histórias com engajamento semelhante.

Reprodução

Além disso, o Facebook também punirá páginas por “conteúdo circulado frequentemente”. Não fica muito claro o que a empresa entende por isso, mas provavelmente páginas que abusarem dos “reposts” deverão ser atingidas.

A última alteração no algoritmo tenta vetar os links de spam, que usam formatação enganosa para induzir os usuários da rede ao clique. Por exemplo, posts que prometam um link para um álbum de fotos, mas tenham apenas um site cheio de publicidade serão punidos.

O Facebook diz que a maioria das páginas não são adeptas destas práticas, e que quem se comporta corretamente não será afetado. Na verdade, talvez haja um aumento no alcance de seus posts, já que conteúdos menos importantes serão escondidos.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: