Just another WordPress.com site

Bem Paraná

Romanelli: ala pró-aliança prevê vitória com vantagem maior do que a de 2012 (foto: Arquivo JE)

O PMDB do Paraná pode antecipar do dia 20 para o dia 15, a convenção estadual que decidirá se o partido terá candidato próprio ao governo do Estado ou apoiará a reeleição do governador Beto Richa (PSDB). A proposta foi levantada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.

Romanelli argumenta que o dia 20 é uma sexta-feira, dia útil, mas cai um dia depois do feriado de Corpus Christi, o que pode dificultar a presença de parte dos 700 convencionais da legenda que têm direito a voto. Já o dia 15 é um domingo, e evitaria que o feriadão atrapalhasse o evento. Pelo regimento interno do PMDB, o edital de convocação da convenção tem que ser publicado até oito dias antes da realização da votação.

Integrante da ala que defende a aliança com os tucanos, Romanelli diz estar convicto de que a tese de coligação será vitoriosa. A candidatura própria é defendida pelo senador Roberto Requião e pelo ex-governador Orlando Pessuti – que disputam a indicação, mas não admitem apoiar um ao outro. A coligação com o PSDB de Richa é preferida pelos deputados estaduais. Em troca, eles indicariam o candidato a vice na chapa do atual governador, além de garantir uma aliança também para a eleição de deputados estaduais e federais. Sem a aliança, e com uma candidatura própria isolada, argumentam, o PMDB corre o risco de não conseguir reeleger metade de sua bancada de treze deputados, a maior da Assembleia Legislativa.

O nome mais cotado para a vaga de vice é o do deputado estadual Caito Quintana. Outro possível indicado é o presidente do Diretório Estadual do PMDB, deputado federal Osmar Serraglio.
Na previsão de Romanelli, o grupo pró-aliança deve derrotar a candidatura própria com uma votação superior à da convenção estadual de dezembro de 2012, que elegeu Serraglio presidente do partido no Estado, com 56% dos votos, contra 44% da ala de Requião. “Será uma disputa dura, mas a tendência é termos um apoio maior do que na convenção para a eleição do diretório”, considera o parlamentar. “Há uma forte vantagem da coligação”, garante ele.

Na época, porém, o grupo que compôs a chapa “PMDB para Todos” incluiu Pessuti, que hoje defende a candidatura própria, disputando a indicação de candidato peemedebista ao governo com o senador. Pessuti rompeu relações com Requião em 2010, quando teve sua candidatura ao governo vetada. Os deputados avaliam que com a possibilidade de vitória do senador, ele deve acabar mantendo seu apoio ao grupo, mesmo que isso implique na aliança com o PSDB.

Contradições – Na semana passada, o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, afirmou em Curitiba que a direção nacional do partido não vai interferir na disputa interna no Estado, e que a decisão sobre candidatura ou aliança caberá a convenção local. Na ocasião, Requião tentou acenar a Pessuti para uma composição, mas foi rechaçado pelo ex-vice, que lembrou dos episódios em que ele impediu que colegas de partido se candidatassem ao governo do Estado e à prefeitura de Curitiba. A atitude do ex-governador foi interpretada como mais um sinal de que uma reaproximação com Requião está fora de cogitação.

Pessuti, porém, tem dados sinais contraditórios sobre o que pretende fazer. “Somando os meus votos e os votos do Requião dá candidatura própria”, afirmou ele também na semana passada ao blog da jornalista Roseli Abrão. “Se der candidatura própria, os defensores da aliança têm que apoiar. Se der Requião, vou respeitar assim como espero que o Requião respeite se meu nome for vencedor”, explicou.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: