Just another WordPress.com site

O Paraná

A corrida ao governo do Paraná será acirrada nas eleições gerais marcadas para outubro próximo. Ao fim do prazo para realização das convenções partidárias, ontem, nove candidatos foram homologados para disputar o Palácio do Iguaçu. O PPS desistiu da candidatura do deputado federal Rubens Bueno para apoiar os tucanos.

Os nomes cofirmados nas convenções são: Beto Richa (PSDB), Bernardo Pilotto (Psol), Geonísio Marinho (PRTB), Gleisi Hoffmann (PT), Ogier Buchi (PRP), Roberto Requião (PMDB), Rodrigo Tomazini (PSTU); Tulio Bandeira (PTC) e Silvana Aparecida de Souza (PCB).

Apesar das definições, até ontem à tarde a maioria dos candidatos a governador não tinha vices definidos e corria atrás de alianças para garantir mais espaço no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Apenas PSDB, PT, PMDB, PSTU e PRTB tinham seus vices definidos. Os tucanos escolheram como vice a deputada federal e presidente estadual do Pros, Cida Borghetti, e para o Senado o atual senador Alvaro Dias. Com a definição de Cida, o PHS desistiu da candidatura de Silvio Barros, que é cunhado da parlamentar e agora tende a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

Os peemedebistas terão como vice a deputada federal Rosane Ferreira, presidente estadual do PV. Marcelo Almeida vai se candidatar a uma vaga no Senado pelo PMDB. O PSTU indicou o nome de Rodrigo Tomazini como candidato ao governo. A candidata a vice será Erica Andreassy. Para o Senado, o PSTU do Paraná irá concorrer com o servidor público cascavelense Evandro Castagna.

O PRTB vai disputar o Palácio do Iguaçu com Geonísio Marinho, tendo com vice Rodrigo Carlo Sottile. Nessa chapa, o candidato ao Senado será Adilso Silva.

Aliança sob risco

Um dos partidos que corria contra o tempo para definir a chapa majoritária ontem era o PT. Depois de várias reuniões que avançaram noite adentro,  o partido definiu o médico Haroldo Ferreira (PDT) como candidato a vice de Gleisi Hoffmann. O impasse sobre o vice surgiu depois que o PT fechou coligação com o PCdoB, lançando Ricardo Gomyde ao Senado.

O PDT pleiteava a vaga ao Senado para confirmar a aliança com o PT.  Com a entrada de Gomyde, os pedetistas ameaçavam desistir do apoio caso a vaga ao Senado não fosse revista na aliança petista. Além do governador e um senador, os paranaenses escolherão na eleição de outubro, os candidatos que ocuparão as 54 cadeiras da Assembleia Legislativa e as 30 vagas na Câmara Federal.

Perfil dos candidatos ao governo

PSDB

  • Beto Richa
  • Engenheiro civil, nasceu em Londrina em 29 de julho de 1965, casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa, com quem tem três filhos. Em 1994 foi eleito deputado estadual. Quatro anos mais tarde foi reeleito. Em 2002, candidatou-se ao governo do Estado do Paraná pelo PSDB e obteve 888.796 votos, alcançando a terceira posição. Em 2004, aos 39 anos, Richa elegeu-se prefeito de Curitiba com 494.440 mil votos. Em 2008 foi reeleito, ainda no primeiro turno, derrotando a candidata Gleisi Hoffmann. Em 30 de março de 2010, renunciou ao seu mandato na Prefeitura de Curitiba para poder concorrer ao Governo do Estado do Paraná e em 3 de outubro de 2010 foi eleito governador, no primeiro turno, com 3.039.774 votos.

PT

  • Gleisi Hoffmann
  • É advogada especialista em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira, casada com o político Paulo Bernardo, com quem tem dois filhos. Em 1984 teve o PC do B como seu primeiro partido político. Em 2002 atuou como diretora financeira da Itaipu Binacional, até 2006. Na disputa por uma vaga ao Senado Federal não obteve êxito em 2006. Tornou-se presidente do PT no Paraná e, em 2008, candidatou-se à Prefeitura de Curitiba, ficando em segundo lugar. Em 2010 elegeu-se senadora. Em 2011 foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil.

PMDB

  • Roberto Requião
  • Advogado e jornalista, nasceu em Curitiba em 5 de março de 1941. Se elegeu deputado estadual em1982, prefeito de Curitiba em 1985, governador em 1991, senador em 1994, governador do Paraná em 2002 e reeleito em 2006, após segundo turno com Osmar Dias. Em 2010 se elegeu novamente senador. Busca seu quarto mandato no governo.

PHS

  • Silvio Barros
  • Engenheiro civil, nasceu em Maringá em 11 de dezembro de 1956. É ex-prefeito de Maringá por duas vezes, cumprindo mandatos de 2004 a 2008 e de 2009 a 2012.

PSOL

  • Bernardo Pilotto
  • Técnico-administrativo em educação e cientista social, é militante das causas sociais desde a adolescência. Foi um dos fundadores do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) no Paraná e candidato a vereador de Curitiba mais votado do PSOL em 2012 (1.211 votos). Também concorreu a deputado estadual em 2010. Nasceu em 17 de fevereiro de 1984, no Rio de Janeiro.

PRB

  • Ogier Buchi
  • É formado em direito e jornalismo e se tornou conhecido pelos comentários políticos nos meios de comunicação paranaenses.

PSTU

  • Rodrigo Tomazini
  • É funcionário da educação estadual, agente educacional em Sarandi, e foi candidato a deputado estadual pelo PSTU em 2010. Iniciou a militância no movimento estudantil, participou de mobilizações contra a privatização do Banestado, Copel e da educação superior. Nasceu em 19 de janeiro de 1978 e é casado.

PRTB

  • Geonísio Marinho
  • Tem 56 anos e é natural de Curitiba. Na política desde 1991, já foi candidato a vereador da capital paranaense três vezes e uma vez em Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Formado em economia, Marinho nunca ocupou cargo público. Atualmente, presta consultoria política e de negócios. Casado há 35 anos, tem três filhos e dois netos.

PTC

  • Túlio Bandeira
  • É empresário e advogado. Presidente estadual do PTC, nasceu em 1º de março de 1973, foi chefe de gabinete do deputado estadual Ademar Traiano e atuou com Edson Casagrande, ex-secretário de Assuntos Estratégicos do Governo do Paraná. Bandeira conta com escritórios de advocacia em Brasília, Cuiabá, Curitiba, Cascavel, Santo Antônio do Sudoeste e Foz do Iguaçu, além de empreendimentos na área de comunicação.

PCB

  • Silvana Aparecida de Souza
  • Professora em Foz do Iguaçu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: